quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Falando em design...

Desde o inicio da historia do design, o mesmo confunde-se muito com a arte. Contudo, existem características de cada um que os torna diferentes, apesar da similaridade entre os mesmos.

O design tem como principais características a produção em série (embora haja situações em que o design fuja dessa característica), a projetação da criação, a pesquisa de conceito, estética associada a funcionalidade e a idealização de uma demanda inexistente. A arte dificilmente será produzida em série, depende de intuição e desejo não de projetos, e criada com base no sentimento pessoal do artista, por tanto não é pesquisada, nem sempre preocupa-se com a estética, menos ainda com a funcionalidade e não atende demandas.

O design tem uma particularidade ser pensado antes de existir, o que o torna uma ciência e não uma arte, o mesmo não parte de uma torrente de sentimentos não é uma manifestação do interior de um criador, mas o design e sim pesquisa, planejamento, teste, aprovação e comercialização.

E pra quem gosta ou quer saber mais sobre o que é o Design, venha participar da 2ª mostra de Design da faculdade CEAP, será nos dias 14 e 15 de dezembro na propria faculdade CEAP. Participe e aproveite pra saber mais sobre o que é design !

Agora dêem sua opinião, pra você Design e arte são a mesma coisa ?

Thiago Felix

Nenhum comentário: