quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Acadêmicos de Design no Lixão

Turma do 8º semestre do curso de Design esteve em visita à Fábrica de vassouras Carapirá, localizada no interior do Aterro Sanitário de Macapá, no km 14 da Br 156. Essa visita faz parte de uma pesquisa sobre produtos feitos com material reciclável, dentro da disciplina de Design e Meio Ambiente, sob a Orientação do Profº Themistocles Raphael.
Apesar da pequena fábrica não possuir muitos recursos para mantê-los, mesmo assim essas pessoas trabalham com a esperança de melhorias para o futuro. Esse trabalho começa com a retirada das garrafas do lixão, passa por um processo de seleção e várias outras etapas até chegar ao produto final. Todos as máquinas e engenhocas existentes na fábrica foram doadas pela Incubadora do Iepa através do Sr João de Deus, gestor do projeto que também capacitou os carapirás.

Conhecemos passo a passo todo o processo de fabricação das vassouras e tivemos a oportunidade de aprender com esses trabalhdadores as técnicas que eles utilizam para a execução dos serviços.

Etapas de Fabricação:

Um trabalho muito simples mas com muita dedicação e empenho e acima de tudo com a consciência ambiental desses seres que retiram do lixo produtos que poderiam poluir o meio ambiente e transformam em matéria prima para novos produtos. Isso serve de exemplo para muitos que sabem o prejuizo que podem causar na natureza mas insitem em não contribuir para a conservação do nosso planeta.

Postado por Arminda Nogueira
8 DSGN



Nenhum comentário: