quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Concurso de logomarca!

O blog do curso de Design do CEAP precisa de uma logo para a cabeça (vai entrar ali em cima, onde está escrito Design CEAP). Para escolher, será feito um concurso entre os alunos. Quem ganhar, além de ter o seu trabalho divulgado no blog, ainda ganha um livro da área de Design e um certificado válido para crédito em atividades complementares.
As propostas devem ser enviadas para o e-mail profivancarlo@gmail.com até o dia 8 de setembro.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Os desastres do Photoshop

O Photoshop é uma ferramenta valiosa de manipulação de imagens, mas, mal-usado, pode resultar em desastres. Já existe até um blog especializado no assunto, O http://photoshopdisasters.blogspot.com/. Abaixo alguns exemplos: Bebê alienígena (com quatro dedos)
A mulher branca foi transformada em negra ou a negra foi transformada em branca? Dupla personalidade?

Reparem nessa mão!


O designer jura que ela está pegando a CPU, mas as mãos dela estão longe do aparelho. Além disso, ela não está fazendo nenhuma força. Deve ser um modelo muito leve... Se isso não fosse o bastante, ela ainda tem quatro dedos. Mais um monstro do Photoshop!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Design gráfico


A Índia desenvolveu uma linguagem gráfica própria que aparece principalmente na forma de capa de livros. Clique aqui para ver algumas dessas belas capas.

sábado, 26 de setembro de 2009

Lindas luminárias com CD e capa de CD

Como podemos observar através dessas lindas imagens, nada é desperdiçado basta ter criatividade e conciência de que algo que poderia ir parar no lixo pode ser reaproveitado e transformado em peças que servirão para compor um ambiente.

ArmindaNogueira

Acadêmica do Curso de design-Ceap


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Trabalhos feitos com garrafas Pet




Olha só que trabalhos lindos feitos com garrafa PET que encontrei no blogArte com Material Reciclado da Sherol Vinhas. Lá você vai encontrar diversos modelos de borboletas, prendedor de cortinas, luminárias, além de vários móbiles.
Arminda Nogueira
Acadêmica do curso de Design - Ceap


Reciclagem

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.

PORQUE RECICLAR

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
· Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
· Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
· O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.

Tipos de lixo:
Doméstico (alimentos)
Industrial (carvão mineral, lixo químico, fumaças)
Agrícola (esterco, fertilizantes)
Hospitalar
Materiais Radioativos ( indústria medicina...)
Tecnológico (TV, rádios)

Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano.
Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem(adubo).
O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores.
Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado!!
Por quê?
· Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.
Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.
Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.
Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

Algumas Vantagens:

Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje?

Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!

Arminda Nogueira
Acadêmica do curso de Design-Ceap

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Design de alto padrão


No showroom da marca Dell Anno, criado exclusivamente para a Casa Brasil, a decoração é clean e versátil. Destaque para a mistura de materiais, texturas e formas arrojadas (Foto: DIVULGAÇÃO)

Biblioteca com mezanino é uma das novidades da Inusittá

DORMITÓRIO da Bertolini aposta em elementos da natureza

A COZINHA da Todeschini traz formas curvas, materializadas em prateleiras, tampos, puxadores e texturas ousadas

Exposições, lançamentos e seminários com designers renomados marcaram a Segunda Edição da Casa Brasil. Outra atração foi o Salão Design que revelou novos talentos na área

Mobiliários com formas e texturas cada vez mais afinados com os sentidos do homem. As linhas retas, por exemplo, agora dão espaço para as curvas que remetem aos movimentos da natureza. Essa é a principal aposta apresentada pelo setor moveleiro durante a segunda edição da feira Casa Brasil, realizada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, numa promoção do Sindimóveis.

A coleção Organix, lançada pela marca Todeschini, trabalhou com dois pontos: a natureza e a organização. As formas curvas foram materializadas em prateleiras, tampos, puxadores e texturas ousadas. Outra novidade da empresa é o padrão Concreto, lembrando o material que possibilitou a construção das obras curvas presentes na história da arquitetura moderna brasileira.

Interação

A irreverência surgiu por meio do padrão Lousa, com o qual é possível interagir através de recados ou desenhos nas paredes, seja em quarto infantil, na cozinha ou mesmo na sala. A idéia é proporcionar uma interação literal com o ambiente numa analogia direta à relação homem-natureza. O principal desafio da empresa é saber se reinventar e ousar, segundo o presidente João Farina Neto.

Com o tema "A nossa natureza é bela", a Inusittá também apresentou coleção bem mais humanizada. Trouxe padrões inovadores e exclusivos, a exemplo dos Dubai, Atami, Bamboo e Chocolate, apostando ainda no diferencial da proteção antibacteriana.

Formas arrojadas e sinuosas estão presentes na marca Dell Anno. As possibilidades de se utilizar a matéria-prima foram apresentadas num showroom criado especialmente para o evento.

Texturas inspiradas em dormentes de trem valorizam a naturalidade do ambiente e criam um clima rústico. Escadas móveis dão versatilidade e praticidade aos espaços.

O melhor das Embalagens Brasileiras de 2009

O Prêmio ABRE de Design & Embalagem é o mais importante da categoria no Brasil e vem reconhecendo as empresas que investem nesse que é um dos pontos de contato com o consumidor mais importantes na decisão de compra, ao mesmo tempo que é um dos “vilões” da sustentabilidade, pelo volume de lixo que se tornam.

O prêmio classifica seis módulos - Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de materiais, conversão e impressão, Marketing e Especial. Conheça os vencedores desta 9º edição, e convidamos você a opiniar sobre o que vocês acharam do selecionados

cid_d856585d5d01451c8963a3d67cc273f2infolio

Categoria: Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais
Produto Vencedor: Naturé

É comum deixar a torneira jorrando água enquanto se escova os dentes. Mas ninguém deixa o vidro de xampu aberto de cabeça para baixo deixando o conteúdo escorrer, não é mesmo? Foi essa linha de pensamento que as agências Nódesign e Desinconmz seguiram ao desenvolver a tampa da linha de produtos Natura Naturé. Voltada ao público infantil, a tampa assume forma de torneira. Esse modelo diferenciado é uma tentativa de incentivar crianças à preservar os recursos naturais. A linha também foi vencedora das categorias “Design Gráfico de Família de Produtos” e “Marketing - Estratégia de Comunicação”.

chicletes

Categoria: Embalagem de Alimentos Doces
Produto Vencedor: Chiclets Fácil Abertura

Mesmo conservando a grafia e a tradicional caixinha de cartão da marca Chiclets, a Brasilgrafica conseguiu inovar. Tendo como foco a praticidade, o sistema de abertura composto por picote no centro da embalagem cria um ar divertido, combinando com o produto.

hot-pocket-pizza-calabresa-med

Categoria: Embalagem de Alimentos Salgados

Produto Vencedor: Pizza Hot Pocket

A embalagem de Pizza Hot Pocket combina praticidade, já que sua forma em “pedaço de pizza” permite consumo prático na própria embalagem. Também focando a inclusão social, no fundo da bandeja encontra-se texto em braile.

blogkit1m

Categoria: Embalagem de Produtos Miscelânea
Produto Vencedor: Kit de Pintura Arte Solidária

Um kit de pintura em que a embalagem se transforma em cavalete para a tela. Feito de material reciclado, ele une funcionalidade à preocupação ambiental.

image

Categoria: Embalagem Promocional
Produto Vencedor: Porta Club Social

Além de proporcionar encantamento ao consumidor e valorização da marca, o estojo metálico garante melhor conservação do produto. O Porta Club Social também foi vencedor do Módulo Especial pelo Voto Popular.

coca-cola_embalagem_blog

Design Estrutural - Funcionalidade da Embalagem
Coca-Cola Conveniência

A embalagem agrupa seis latinhas, por meio de encaixe para mão, permite fácil transporte. Por assumir formato vertical o acesso às latas é mais prático. Outra vantagem da embalagem é o cupom promocional que deve ser destacado.

Edit (03/09/2009 11h58)

Com razão Alexandre, vamos valorizar sim nossos designers né! erro nosso

boticariopack-thaty-kiss1mega-1

Design de Cosméticos, cuidados pessoais, saúde e farmacêuticos.

Artoffice para Boticário

A embalagem é um grande atrativo para esta edição. As cores elétricas e detalhes e, hot stamping, aliadas aos grafismos modernos, ressaltam os valores contemporâneos do novo produto. Tudo reunido e agrupado em uma composição que tem o romance e a atitude da adolescência

Fonte:
abcDesign