sexta-feira, 16 de abril de 2010

Último dia do DESIGN É ISSO AÍ!

O DESIGN É ISSO AÍ! deu continuidade a sua programação no dia 13 de abril, terça-feira, iniciando com a palestra do Prof. Luciano Pedrosa, acerca do Projeto Gráfico.

A palestra completou a fase de nivelamento do evento, os alunos presentes no evento tiveram chance de contemplar apresentações que auxiliarão seus projetos de produção, não só durante o evento, mas durante sua vida profissional.

Após a palestra do Prof. Luciano, que expôs diversos pontos do projeto gráfico, desde cores, até estrutura básica de manual de identidade visual, ocorreu a apresentação das três instituições que participam do projeto, como clientes.
 A primeira apresentação foi feita pelo Prof. Charles Chelala, representando a Faculdade CEAP, a qual também realiza o evento aos estudantes de Design.


O CEAP é a primeira instituição de ensino privado no Estado do Amapá, e tem trabalhado com a missão de “Desenvolver e difundir a cultura amazônica para a solidariedade humana”. A Faculdade lançou o desafio de Melhoria da área de convivência e o Projeto de Comunicação Visual da instituição aos alunos do Curso de Design.


Seguida pela apresentação da escola Agrícola José Piamarta, representada pela Artesã-Designer Rosangela Silva, que também é a primeira aluna formada pela Faculdade CEAP no curso de Design, que apesar de problemas de saúde veio para substituir o Padre da Instituição, e apresentou não só dados e informações, como também manifestou seu apreço e preocupação quanto a Escola Agrícola José Piamarta, a qual também ajuda.


A Escola serve de abrigo a crianças carentes além de instruí-los em diversas atividades como a marcenaria. A Instituição conta com a solidariedade de doações independentes para manter-se fazendo seu trabalho social. O desafio lançado aos participantes do evento foi a criação de atrativos para a loja de plantas ornamentais da Instituição, alem de trabalho de sinalização e Soluções para o reaproveitamento da madeira sobressalente de trabalhos na marcenaria.


No período do evento a instituição estará recebendo doações por parte dos participantes. Qualquer doação dirigida a Instituição José Piamarta. é bem vinda, e para maiores informações favor entra em contato com a Faculdade CEAP.


Após pequeno intervalo, foi apresentada a Empresa Anizarte. Lizandra Haas, dona do negócio, mostrou produtos produzidos pela empresa, especializada na produção de velas artesanais à 7 anos no mercado. Lançou-nos o desafio da produção de embalagem de uma nova vela e assessoria e soluções na área de PDV (PONTOS DE VENDA) a seu showroom que ainda não foi inaugurado, assunto brilhantemente abordado na primeira palestra do dia, feita pelo Prof. Luciano Pedrosa.


Começava então o desafio aos alunos do curso de Design. Após a divisão dos grupos, feita com um sorteio, as reuniões entre os grupos foram feitas, com a decisão dos lideres dos grupos.


Hoje o evento se encerra, com as apresentações dos grupos, que trabalharam durante os dois últimos dias realizando reuniões, pesquisa de campo, entre demais atividades competentes a estes no seu papel de designers. Veremos hoje os resultados do evento, que serão avaliados não só pelos professores da instituição, como também pelas empresas, que prestaram sua colaboração a faculdade disponibilizando-se a participar do DESIGN É ISSO AÍ! Agradecemos profundamente o interesse das empresas e a motivação da faculdade na realização desse evento.


Se você está interessado em saber os resultados dessa semana de ensino, projetos e pesquisas, não deixe de acessar o Blog de Design do CEAP!
 
Boa sorte, turmas de design! \o/
 
 
Tami Martins

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Apresentação sobre Marketing

Para baixar a apresentação do professor Ivan Carlo sobre Marketing, segunda palestra do evento Design é isso aí, é só clicar aqui.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

DESIGN É ISSO AÍ!

Começou ontem, dia 12 de abril, o evento DESIGN É ISSO AÍ!, promovido pela Faculdade CEAP aos alunos do Curso de Design.

O primeiro dia do evento contou com palestras dos professores Rodrigo Gomes, Ivan Carlo e Dreiser de Alencar que discorreram acerca de Briefing, Marketing e Metodologia de Projeto de Produto, respectivamente.

As palestras fazem parte da etapa de nivelamento do evento que visa difundir e aprimorar as atividades e funções do Designer no contexto do Estado. Sua programação contará com a participação de instituições e empresas que serão analisadas pelos alunos do curso de Design de Gráfico e Produto da Faculdade CEAP, estes por sua vez terão o desafio de propor no decorrer do evento até sua finalização no dia 16 de abril, soluções e projetos de acordo com a demanda de cada empresa.

A proposta inovadora do evento não deixa a desejar aos participantes que estarão no decorrer do mesmo, não só aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo-se de informações, como também estarão pondo em prática o que tem aprendido até então, aliado a suas habilidades, criatividade, potencial e trabalho coletivo.

Destacando também que o evento conta com um trabalho social de arrecadação de alimentos para a instituição Escola Agrícola João Piamarta, que também é um dos clientes do trabalho que será desenvolvido durante o DESIGN É ISSO AÍ! Qualquer pessoa que desejar fazer doações de quaisquer tipo ou importância à instituição Piamarta pode entrar em contato com a Faculdade CEAP para maiores informações.

O projeto de elaboração do evento conta não só com a participação dos professores, alunos e empresas, mas também agrega à sua realização o contexto social no qual o designer se insere, ponto que também foi discutido em uma das palestras, ministradas pelo Prof. Ivan Carlo.

Hoje, dia 13 de abril, às19hr, o evento continua, previsto na programação a apresentação dos clientes e suas particularidades e necessidades. Em breve mais informações e atualizações sobre o evento aqui, no Blog de Design do CEAP. (:


Tami Martins

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Primeira imagem do Astronauta do prof. Ivan Carlo

O site HQ Cast divulgou, em primeira mão, uma imagem da história do Astronauta escrita pelo professor do curso de Design, Ivan Carlo (que assina como Gian Danton) que será desenhada pelo cearense JJ Marreiro que sairá no álbum especial MSP+50 em homenagem aos 50 anos de carreira de Maurício de Souza. "O Character design do Astronauta tem nítida influencia do Curt Swan e do Alex Toth e a trama criada pelo Gian DAnton (que também é fã de Star Trek, Doctor Who & Perry Rhodan) seguirá algo na linha das clássicas Planet Comics, Strange Worlds, Weird Science e Space Adventures", divulgou o site.Confira abaixo a imagem:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Regulamento do I Festival de animação

REGULAMENTO PARA MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES DE ANIMAÇÃO DO I FESTIVAL ANIMARTE - 2010.


1 - INTRODUÇÃO

O ANIM!ARTE visa incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de Animação no Amapá, estimulando principalmente o aumento de produções audiovisuais em animação entre estudantes. A primeira edição do evento ocorrerá nos dias 31 de maio a 02 de junho de 2010, no Centro de Ensino Superior do Amapá.

2 – MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DE ANIMAÇÃO DE ESTUDANTES

A Mostra Competitiva de curtas de Animação de estudantes do I Festival AnimArte premiará os melhores curtas de animação dos alunos do CEAP. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 05 de abril até o dia 24 de maio de 2010 (valendo a data de recebimento dos filmes).

Só serão aceitos vídeos que contenham no mínimo 70% (setenta por cento) de seu conteúdo em animação (em qualquer tipo de técnica) com a devida sonorização.

O tema das animações é livre e original. Não será necessário nenhum tema específico.

Cada autor (proponente ou diretor), poderá inscrever no máximo 3 animações.

O proponente responsável pela inscrição do filme deverá obrigatoriamente ter participação no filme a ser inscrito.

Todos os vídeos recebidos passarão por uma seleção.

3 – EXIBIÇÃO DA MOSTRA DE CURTAS ANIMARTE EM CANAL TELEVISÃO E INTERNET

Para que as animações selecionadas após o festival possam ser exibidas em canal de televisão e internet,
seus autores automaticamente autorizarão essa exibição por meio de sua inscrição.

4 – INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
I- Poderão ser inscritos filmes que não participaram da Mostras competitivas de outros festivais ou competições.

II- A Inscrição é gratuita. A inscrição será feita mediante a entrega de um envelope lacrado contendo:

• DVD ou CD-rom com o curta
• Informações do proponente: Nome, matricula, curso e semestre.
• Informações da equipe responsável pelo curta

III- O filme deverá estar finalizado no momento da inscrição em DVD, CD rom. (Os formatos preferenciais são: (720 x 480 pixels) avi, mpeg, quicktime mov, ou dvd)

IV- Tempo máximo de duração: 15 minutos.

V- Não serão feitas inscrições apenas por e-mail. É necessário entregar o envelope de inscrição junto com o filme e os demais requisitos para a coordenação do festival.

VI- Os Dvds e cds, enviadas para a seleção não serão devolvidas, e passarão a fazer parte do acervo do Festival, podendo ser utilizadas para fins culturais, sem objetivos comerciais.

VII – O proponente será responsável pelo conteúdo de suas animações (imagens e sons).

IIX- A inscrição será efetuada através da entrega do envelope de inscrição totalmente preenchida, juntamente com:
a) 1 (uma) cópia do filme em DVD ou CD rom.
b) Sinopse em português;
c) Material de divulgação do filme (cartaz, release, etc.) se existir, sendo obrigatório o envio de três fotos (frames do filme) em formato digital ou impresso para divulgação na imprensa. O proponente deverá concordar em ceder até 30 (trinta) segundos de imagens para divulgação em TV e Internet;
d) Informações do proponente: Nome, matricula, curso e semestre. Informações da equipe responsável pelo curta
e) A entrega deve ser efetuada na coordenação do curso de design.
f) A inscrição somente será efetivada após a recepção de todos os itens descritos neste Regulamento.
g) As Animações selecionadas serão projetadas segundo programa preparado pela organização do festival.
h) Não serão aceitas animações no formato SWF (flash). Solicitamos que os realizadores convertam os filmes para os formatos avi ou mpeg. A coordenação do festival se coloca à disposição para auxiliar neste processo de conversão de formatos.

5 – JULGAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA

As Animações que forem inscritas na Mostra Competitiva serão julgadas por dois tipos de júri:

I- Júri Profissional - composto por animadores, professores ou outros profissionais de reconhecida competência no meio, nomeados pela coordenação do festival. Este júri profissional premiará as melhores animações apresentadas.

6 – PREMIAÇÃO
1º Colocado: Última parcela da semestralidade + 01 livro + Certificado
2º Colocado: Certificado + 01 livro
3º Colocado: Certificado

7– CONTATOS E ENDEREÇOS:
Site oficial: www.design-ceap.blogspot.com
Coordenação geral: Prof. Luiz Rogério e Prof. Rodrigo Gomes.