segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PORTA VINHO DE METAL COM FORMATO DE PAVÃO



Guarde as suas garrafas de vinho com estilo neste simpático pavão de metal. As garrafas de rótulos coloridos passam a fazer parte das penas, dando um charme à sala ou cozinha.
Postado por Patricia Ferreira
8DSGN

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

8 maneiras dos clientes enlouquecerem um designer

Galera o texto é um pouco grande mas tem tudo a ver com nossa profissão. Recebi esse e-mail de uns colegas da faculdade.

CUIDADO!!! Tudo que você lerá embaixo pode te deixar produndamente irritado e irá identificar seus clientes em cada um dos itens, depois não digam que não avisei quando terminarem e a gastrite atacar (a minha atacou antes de terminar)!. Bom, achei este texto que relata detalhes que acho que todo designer já passou e são extremamente irritantes com certeza, as dicas são dadas em forma de manual para irritar a nós, pobres criativos, e é uma tradução do pessoal da Cobaia em Ação, do texto original do blog ghisroy.com.


istock_000006564738small-205x3001- Microsoft Office

Quando você tiver que mandar um documento para um designer gráfico, certifique-se que ele foi feito com algum programa do Office. Versão PC se possível. Se você tiver que mandar figuras, você terá mais chances de enlouquecê-lo; ao invés de apenas mandar um jpeg ou um raw de câmera digital, insira as figuras em um arquivo de Office como o Word ou Powerpoint. Não se esqueça de baixar a resolução para menos que 72 dpi, assim eles terão que contatar você novamente para pedir uma versão com a qualidade melhor. Quando você mandar a versão “melhor”, certifique-se que o tamanho seja no mínimo 50% menor. E se você estiver enviando as figuras por e-mail, esqueça de anexá-los de vez em quando.

2- Fontes

Se o designer gráfico escolher Helvetica, peça Arial. Se ele escolher Arial, peça Comic Sans. Se ele escolher Comic Sans, ele já está 50% doido, então seu trabalho está 50% pronto.

3- Quanto mais melhor

Suponhamos que você precise de um designer para um jornal. Designers gráficos vão sempre tentar deixar espaços em branco em qualquer lugar. Margens largas, o alinhamento, o kerning do texto, etc. Eles vão dizer que eles fazem isso para facilitar a leitura e manter um visual limpo e profissional. Mas não acredite destas mentiras. Eles fazem isso para deixar o documento ainda maior, com mais páginas, e isto lhe dará mais prejuízos com a gráfica. Por que eles fazem isso? Porque designers gráficos odeiam você. Eles também comem bebês. Sem cozinhar, carne de bebê crua.
Então certifique-se de lhes pedir para colocar margens menores e um texto muito muito pequeno. Diferentes tipos de fonte também são uma boa pedida (e você ganha bonus se pedir Comic Sans, Arial ou Sand). Peça clipart. Peça muitas figuras (se você não sabe como mandá-las, veja o item 1). Eles vão tentar argumentar e defender as escolhas deles mas não se preocupe, no final, o cliente está sempre certo e eles irão acatar todos os seus pedidos.

4- Logos

Se você tiver que mandar um logo de um projeto particular para um designer gráfico, de um patrocinador ou parceiro por exemplo, certifique-se de que ele seja realmente pequeno e um gif ou jpeg de baixa resolução. Novamente, você ganha pontos se inseri-lo em um documento Word antes de mandá-lo. Agora você deve estar pensando que isto tenha sido suficiente mas se você quiser mesmo abalar a estabilidade mental de um designer gráfico, dê o seu melhor e mande uma versão do logo com um fundo que dificulte o seu recorte. Fundos pretos ou brancos devem ser evitados, já que são facilmente cortados com um layer style mais escuro ou mais claro no photoshop. Uma vez que o designer gráfico estiver trabalhando em um logo bitmap, diga-lhe que você precisa dele maior.
logo-ex
Se você precisa de um logo customizado, faça os seus próprios rascunhos em um guardanapo. Ou melhor ainda, deixe seu filho de 9 anos desenhar isso. Seu rascunho não pode demorar mais que 5 minutos para ficar pronto. Você não quer algo detalhado e fácil de ser entedido, porque quanto menos um designer entender o que você quer, mais mudanças ele terá que fazer no futuro. Nunca aceite o primeiro logo. Nunca aceite o nono, faça-o fazer várias mudanças, cores, fontes e clipart. Peça-lhe para adicionar uma foto no logo. Cantos. Gradientes. Comic Sans. E quando ele estiver em sua décima tentativa, diga-lhe que você gostou mais da segunda. Eu sei, isso é cruel, mas lembre-se: designers gráficos são a causa do câncer de mama entre as mulheres de meia-idade.

5- Escolhendo suas palavras

Quando estiver descrevendo o que você quer para um designer, certifique-se de usar termos que realmente não signifiquem nada. Termos como “jazz it up a bit”* ou “poderia tornar isso mais webístico?”. “Eu gostaria de um design bonito” ou “Eu prefiro gráficos legais, gráficos que, você sabe, quando você os vê você diz: esses são gráficos legais.” são outras opções.
Não se sinta mal com isso, você fez a coisa certa. De fato, é a sua obrigação porque todos nós sabemos que em noites de lua cheia, os designers gráficos se transformam em lobisomens.
* preferi não traduzir essa frase, acho q perde um pouco da graça xD

6- Cores

A melhor maneira para escolher as cores (porque você não quer deixar o designer gráfico escolher) é escrevê-las randomicamente em pedaços de papel, colocá-los em um chapéu e sorteá-las. O designer gráfico irá sugerir que você fique com 2 ou 3 cores no máximo, mas não. Escolha quantas cores você quiser e certifique-se de fazer o sorteio no chapéu na frente dele. Enquanto fizer isso, cante uma música bem chata.

7- Prazos

Quando for a sua vez de aprovar o design, relaxe. Não há pressa. Espere dois dias. Mais seis. Conforme o fim do prazo for chegando, contate o designer com mais correções e mudanças que ele tenha tempo para fazer.
Afinal, os designers gráficos são responsáveis pelos ataques do 911* (ou 190 aqui pro Brasil-sil).
EDIT: para não mudar o texto, esse 911 é na verdade sobre o 11 de setembro

8- Acabe com ele

Depois de aplicar todos os itens desta lista em sua vítima, faz parte da natureza humana (embora alguns irão argumentar se eles são humanos ou não) ficar um pouco inseguro. Conforme ele for percebendo que não pode satisfazer suas necessidades, o designer gráfico irá abandonar todas as suas esperanças de vencer uma discussão e irá fazer só o que você disser para ele fazer, sem questionar. Você quer aquilo em roxo? Então é roxo. Seis fontes diferentes? Claro!
Nesta altura dos fatos, você deve estar pensando que venceu, mas não se esqueça do seu objetivo: ele tem que desistir desse negócio. Então esteja pronto para o golpe final: Quando estiver em suas decisões finais sobre cores, formas, fontes, etc, diga-lhe que está desapontado com a falta de iniciativa dele. Diga-lhe que afinal de contas, ele é o designer e que ele deveria ser o cara que coloca sua experiência e seu talento no trabalho, não você. Que você estava esperando mais soluções e avisos sobre o design dele.
Diga-lhe que você está farto desta falta de criatividade e que era melhor você mesmo fazer o seus layouts no publisher ao invés de pagar por seus serviços. E aí está. Você deve ter um designer gráfico imobilizado em uma camisa de força em pouco tempo!


Espero que tenham gostado eu achei 10 !

Thiago Felix

II Mostra de Design

Acontece no CEAP, nos dia 14 e 15 de dezembro, a II Mostra de Design. Nela serão exibidos os trabalhos dos alunos dos diversos semestres. Em breve, divulgaremos a programação.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Relógio de pescoço


Este relógio da coleção Les ,chama mais a atenção. Diferente da maioria dos relógios que visitam os pulsos ou os bolsos, este é um relógio de pescoço, feito de madrepérola, ouro branco e diamantes, o colar/relógio este sim é lindo e luxuoso, mas sem ser extravagante demais.
Postado por Patricia Ferreira
8DSGN

Bolsas inusitadas


A artista do estado-unidense Kathleen Dustin criou modelos muito inusitados. Através de ilustrações, formas, materiais e cores, ela usa e abusa da criatividade. A artista justifica a opção por bolsas e não roupas, esculturas ou telas, por aquelas serem mais funcionais e acompanharem as mulheres em seu dia-a-dia. Isso dá amplitude real à sua obra, transformando objetos comuns numa verdadeira “arte vestível”.
Postado por Patricia Ferreira
8DSGN

1º PRÊMIO AMAPÁ DESIGN É DO CEAP




Não, eu não estudei design em São Paulo.


Não, eu não estudei design no Espirito Santo.


Não, eu não estudei design em Santa Catarina.


Não, eu não estudei design no Distrito Federal.


Não, eu não estudei design no Ceará.


Não, eu não estudei design no Pará.


Não, eu não estudei design em Minas Gerais.


...Não, eu não tô me achando... UAI!


´Só sei que tô fazendo design no CEAP,


No MEIO DO MUNDO, em Macapá!


e ganhei o 1º lugar no concurso Amapá Design - 2009.
Postado por Ro Costa.
Acadêmica do 8ºsemestre de Design.

A Visita da Vencedora

Rosangela Costa e amigos


Vencedora Prêmio Amapá Design - 2009 Rosangela Costa, amigos e familiares visitam a Feira do Empreendedor no SEBRAE




Postado por Ro Costa
Acadêmica do 8º semestre de design do CEAP

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cartões criativos









Aqui,apresento os cartões mais criativos que encontrei.
O cartão para contatos,principalmente para os designers, deve ser muito mais que um simples pedaço de papel. Deve levar ao contrato!
Duvido muito alguém não contratar os serviços de um profissional que apresente um cartão tão bem elaborado. Portanto,futuros designers, revelem nesse pequeno espaço o que sabem!
.
Postado por: Elisama Jamilie
8°DSGN

Ganhadora do concurso para logo do blog recebe prêmios

A aluna Elisama Gouveia, ganhadora do concurso para escolha da logo do blog do curso de Design, recebeu ontem seus prêmios: dois livros e um certificado.
A ganhadora recebendo os prêmios das mãos da professora Maria Ângela. Um dos prêmios foi o livro O design do designer, de Ligia Fascioni.

O outro prêmio foi o livro Alterego, coletânea de contos com a participação do professor Ivan carlo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Professor do curso de Design lança livro sobre a queda do muro de Berlim




Já está nas bancas de Macapá o livro A queda do Muro de Berlim. A obra foi editada pelo professor Ivan Carlo e conta com textos dele, de Matheus Moura, Leide Vonlins e Jefferson Nunes. Além de temas como a construção e queda do muro, a publicação fala de assuntos como o contexto histórico, vítimas e influência da guerra fria e do medo nuclear no cinema, nos seriados e nas histórias em quadrinhos. O livro já está entre os mais vendidos nas bancas de Macapá.

Aluna de Design estreia em tira cômica


A estudante Tami Martins, do quarto semestre do curso de Design é a mais nova desenhista da tira Os problemas de Carlinhos, de autoria do professor Ivan Carlo (que assina como Gian Danton). "O Carlinhos fez muito sucesso satirizando fatos do momento e era um dos itens mais acessados de meu blog, mas de uns tempos para cá o desenhista JJ Marreiro não estava pondendo assumir a tira, até por conta de outros projetos nos quais estamos envolvidos. O traço da Tami me pareceu perfeito para dar continuidade ao projeto", conta o professor. A tira pode ser lida no blog do professor Ivan.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Explorando o poder da comunicação visual.













Quem disse que criatividade tem limites?
Tudo que é diferente,realmente,atrai os olhares.
É,exatamente isto,que torna o designer o que é: NECESSÁRIO.


Acadêmica: Elisama Jamilie
8°DSGN

Uma idéia criativa para quem gosta de ler e decorar.


Estante banquinho
Basta sentar no banquinho em um canto tranquilo
e pegar seu livro preferido.
.
Acadêmica: Elisama Jamilie
8°DSGN

Design simples e limpo.



RELÓGIO ON AIR


Relógios são o objeto de desejo dos designers.
Vira e mexe nos deparamos com um mais bonito ou mais louco que o anterior.
Este aqui, do designer turco Iskender Asanaliev, só tem um ponteiro, vermelho, luminoso. Ele mostra as horas e os minutos ao mesmo tempo - as horas pela sua posição, como um ponteiro normal faz, e os minutos podendo serem lidos na própria forma do ponteiro.
A falta de botões é outra característica interessante do ON AIR Wrist Watch. Todos os ajustes são feitos pressionando-se a própria "tela" transparente em pontos diferentes. Um toque da tela para acender o LED.
Relógio ainda é apenas um conceito.
.
Acadêmica: Elisama Jamilie
8°DSGN